Entrevista a Stefano Santini … Viareggio Beach Soccer Club
For English Version Click Here
FBSC: Stefano, é um grande prazer ver o Viareggio Beach Soccer a participar na 1ª Madjer Cup. O que você espera dessa participação?
S: Trabalhamos com jogadores jovens, a partir dos 10 anos, e esperámos muito tempo para ter a oportunidade de perceber qual o nível dos nossos jovens atletas comparado com outras equipas internacionais. Esta é uma grande ocasião para perceber e completar o trabalho do Viareggio Beach Soccer Club com os jovens jogadores.
FBSC: Conte-nos um pouco sobre a equipe e a abordagem de futebol juvenil de praia que você está realizando em seu clube.
S: Há 14 anos um grande amigo meu, MATTEO Valenti, morreu depois de um grave acidente no trabalho.
Eu era um jogador de futebol profissional e após uma lesão no joelho a minha carreira acabou muito cedo. Decidi então organizar algo especial em nome do meu amigo, e fiz o primeiro torneio oficial de futebol de praia em Viareggio, em seu nome. Depois de um ano, construímos o primeiro estádio de praia MATTEO Valenti e, durante o torneio local, organizei uma etapa da série italiana de futebol de praia.
Pela primeira vez vi os campeões do futebol de areia jogando ao vivo, mas um deles fez-me apaixonar por este desporto. Ele fez coisas incríveis com a bola na praia, o seu nome era Madjer. Vê-lo jogar fez-me querer criar e treinar uma equipa, e assim nasceu o Viareggio BSC em 2010. Passados alguns anos essa equipa venceu a Serie A e a Copa da Itália duas vezes e em 2016 ganhou sua primeira Euro Winners Cup tornando-se campeão europeu. Então devo ao Madjer o amor por este desporto.
Em 2012, o Viareggio BSC criou seu primeiro torneio juvenil e a sua primeira academia de futebol de praia. Os melhores jogadores deste torneio formarão a primeira equipa Sub 18 que participará no torneio. A nossa presença neste torneio tem o duplo significado de avaliar o nível de nossos atletas e, especialmente, de homenagear um campeão como Madjer, que me fez apaixonar por este desporto a ponto de construir uma equipa e uma academia na cidade de Viareggio.
FBSC: Como você vê o impacto deste torneio no futuro do Futebol de Praia Mundial?
S: Graças a esta iniciativa, os vários países poderão começar a avaliar o seu trabalho um nível global. Será apenas o começo daquela que será a base futura do futebol de praia no mundo. É também um reconhecimento os poucos clubes que trabalham com jovens.
FBSC: Você já ouviu falar da Figueira? O que você sabe sobre o lugar onde o evento acontecerá?
S: Eu nunca estive na Figueira, mas sei que é uma linda cidade costeira portuguesa ,que todos os anos acolhe muitos eventos desportivos e culturais, em suma, uma cidade moderna que faz do desporto e do turismo a sua paixão.
FBSC: Palavras finais para todas as equipes presentes no evento …
S: Agradeço aos organizadores deste torneio e convido todas as equipes a jogar com o verdadeiro espírito e valores do futebol de praia. Valores representados pelo mundo fora, pelo grande campeão que dá nome ao torneio e que grande amigo pessoal, Madjer Saraiva.
Boa sorte a todas as equipes participantes
Sabe mais sobre este fantástico evento na Página de Facebook e Site Oficial