Hugo Almeida sobre o Hugo Almeida FuteVolei Series

For English Version Click Here

O nome de Hugo Almeida está gravado em algumas das mais bonitas páginas do futebol nacional e internacional, com 9 títulos conquistados em 5 Países ao serviço dos clubes que representou , envergou ainda a camisola das quinas por 57 ocasiões, marcando 19 golos. Aquilo que muitos poderão não saber é que Hugo Almeida é um apaixonado pelo FuteVolei, sendo das pessoas que mais contribui para o desenvolvimento da modalidade em Portugal.

O Figueira Beach Sports City, esteve à conversa com o Hugo Almeida para saber mais sobre a sua relação com o Futevolei, recuando ao passado para perspectivar o futuro desta sua relação com a modalidade.

Esta enorme paixão, explica-nos Hugo, nasceu ainda criança juntamente com os seus amigos de infância jogando na areia da sua querida praia de Buarcos na Figueira da Foz. Foi com 13 anos que Hugo se recorda de dar os primeiros passos nesta modalidade, mantendo-se até hoje um assíduo praticante. Findas as épocas desportivas dos vários clubes que Hugo representou, da Turquia à Alemanha, passando por Grécia, Itália, Rússia e Croácia, o destino foi sempre as redes de Futevolei da Praia de Buarcos.

Questionado sobre a importância ou influência da prática de futevolei na sua evolução como jogador de futebol, Hugo diz que apesar de não haver uma relação direta entre as modalidades, o FuteVolei permitiu-lhe sobretudo encontrar uma forma de manter a condição física durante o verão, uma vez que é uma modalidade extremamente exigente em termos físicos, aos mesmo tempo que permite o treino da capacidade de salto e colocação da bola.

Pelos muitos clubes por onde passou, Hugo foi sempre encontrando colegas de equipa que com ele partilhavam a paixão pelo Futevolei, especialmente os Sul Americanos, com especial destaque para os Brasileiros, uma vez que foi aí que a modalidade nasceu. Apesar disso, o destaque para os jogadores que mais o marcaram e influenciaram vai para as lendas vivas do FuteVolei Nacional, Gamboa, Nélson, Salvador e Miguel Pinheiro.

Da paixão como praticante à vontade de organizar eventos e contribuir para a evolução da modalidade, foi um pequeno passo. O Torneio de FuteVolei Hugo Almeida conhecerá em 2019 a sua 8ª edição, sendo que este ano marcará uma nova etapa para esta organização, com a realização de 3 provas designadas Hugo Almeida FuteVolei Series. Hugo explicou-nos que fruto da evolução na qualidade das duplas presentes nas últimas edições dos torneios, a comunidade local de praticantes estava a perder um pouco o seu espaço e tempo de prática competitiva, pelo que este ano será organizado um torneio local, que apurará as melhores duplas para o torneio nacional a realizar-se nos dias 8 e 9 de Junho, reunindo as 16 melhores duplas nacionais. Mas as novidades não se ficam por aqui. Em 2019 realizar-se-á pela primeira vez um torneio internacional com a presença das 15 melhores duplas europeias.

O crescimento e evolução dos torneios é algo que que Hugo muito se orgulha, uma vez que é tudo organizado tendo por base a grande paixão que a comunidade de Buarcos tem pela modalidade. Segundo o próprio não existe já muita margem para evoluir em termos de organização e infraestruturas, uma vez que o grande apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, especialmente desde o início do projeto Figueira Beach Sports City, permite que hoje em Buarcos e na Figueira da Foz exista um evento ao nível do que melhor se faz pelo mundo fora! Assim, a grande aposta será na divulgação do evento e do destino, no sentido de atrair cada vez mais pessoas, não só para a modalidade como para a Cidade!